Perguntas Frequentes - FAQs
  • Sobre a Declare Cripto
    • O que é a Declare Cripto?
      • A Declare Cripto tem uma plataforma própria?
      • Quem compõe o time de especialistas da Declare Cripto?
      • A Declare Cripto faz o meu Imposto de Renda?
      • A Declare Cripto substitui meu contador?
      • A Declare Cripto atende Pessoa Jurídica?
      • A Declare Cripto faz Consultoria Contábil para Criptoativos?
      • A Declare Cripto tem atendimento físico?
      • A Declare Cripto tem suporte ao cliente?
      • A Declare Cripto vai reportar à Receita Federal os relatórios gerados?
    • Quais os Planos da Declare Cripto?
      • Plano Lite
      • Plano Advanced
      • Como eu calculo o número de contas que eu possuo?
      • Como eu calculo o número de transações?
      • A Declare Cripto calcula operações retroativas?
      • Posso contratar a Declare Cripto para o ano presente?
      • Posso contratar apenas um mês?
      • Como funciona a Gestão Patrimonial?
      • Posso fazer upgrade a qualquer momento?
      • Posso fazer downgrade?
      • Posso cancelar o serviço contratado?
    • Como eu posso pagar pela Declare Cripto?
      • Posso pagar com PIX?
      • Posso pagar com cartão de crédito?
      • Posso pagar com criptomoedas?
      • A Declare Cripto tem contrato de aquisição?
      • Realizei o pagamento, qual o próximo passo?
    • A Declare Cripto funciona para mim?
      • Sou holder, a Declare Cripto funciona pra mim?
      • Sou trader, a Declare Cripto funciona pra mim?
      • Utilizo robô, a Declare Cripto funciona pra mim?
      • Faço Earn, a Declare Cripto funciona pra mim?
      • Faço Farm, a Declare Cripto funciona pra mim?
      • Sou colecionador de NFTs, a Declare Cripto funciona pra mim?
      • Tenho Referral, a Declare Cripto funciona pra mim?
    • A Declare Cripto é segura?
      • Meus dados estão protegidos com a Declare Cripto?
      • Onde a Declare Cripto armazena os meus dados?
      • Quem tem acesso aos meus dados?
      • Meus Fundos estão em risco com a Declare Cripto?
      • A Declare Cripto pode movimentar fundos na minha carteira digital?
      • A Declare Cripto pode movimentar fundos na minha corretora?
    • Como envio meus extratos de operações para a Declare Cripto?
      • Como a Declare Cripto se conecta com as corretoras?
      • Como envio os extratos de operações de carteiras digitais?
      • Quais corretoras a Declare Cripto suporta?
      • Quais carteiras a Declare Cripto suporta?
    • A Declare Cripto tem Contabilidade?
      • A Declare Cripto faz contabilidade de Pessoa Física?
      • A Declare Cripto faz contabilidade de Pessoa Jurídica?
      • Preciso fazer retificação de IRPF, e agora?
    • Como faço para investir em criptoativos?
      • A Declare Cripto comercializa criptoativos?
      • A Declare Cripto faz P2P?
      • A Declare Cripto tem mesa OTC?
      • A Declare Cripto tem mentoria/consultoria em criptomoedas?
  • Informações sobre a Receita Federal
    • Resumo de Obrigações de investidores em Criptoativos
    • Quem deve declarar criptoativos no seu Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF)?
      • Como declarar Bitcoin?
      • Como declarar Altcoins?
      • Como declarar Stablecoins?
      • Como declarar NFTs?
        • Como declarar Axie Infinity
        • Como declarar investimento em jogos?
      • Como declarar outros criptoativos não descritos anteriormente?
      • Como declarar criptoativos minerados?
      • Onde declarar as criptomoedas?
        • O que é o GCAP?
      • Posso compensar os prejuízos de um mês em outro?
      • Se houve lucro em criptoativos, posso abater o prejuízo de outros ativos (e vice-versa)?
      • Se houve lucro em um criptoativo, posso abater o prejuízo de outros criptoativos?
      • Quais os riscos de não declarar?
      • Qual valor mínimo para declarar?
    • O que é a IN1888/19?
      • O que deve conter na IN RFB Nº 1888/19?
      • Qual o prazo de entrega da IN RFB Nº 1888/19?
      • Qual a multa para atraso da IN RFB Nº 1888/19?
      • Posso retificar a minha IN1888/19?
      • Onde anexar o arquivo IN1888/19 na Receita Federal?
      • Tenho corretora nacional, preciso reportar a IN1888/19?
        • Exemplo de corretoras nacionais:
      • Tenho corretora no exterior, preciso reportar a IN1888/19?
        • Exemplo de corretoras no exterior:
      • Tenho uma carteira descentralizada, preciso reportar a IN1888/19?
        • Exemplo de carteiras descentralizadas:
      • Tenho uma carteira física, preciso reportar a IN1888/19?
        • Exemplo de carteiras físicas:
      • Tenho uma carteira fria, preciso reportar a IN1888/19?
      • Como verificar as IN1888 já enviadas no meu e-CAC?
      • É possível enviar a IN1888 sem um certificado digital?
    • O que é uma DARF?
      • Quando eu preciso pagar uma DARF?
      • Em qual alíquota eu me enquadro?
      • Como pagar as DARFs?
        • Não paguei as DARFs no mês correto, o que eu faço?
      • O que é alienação para criptomoedas?
      • Qual é o limite de alienação de criptomoedas para isenção de imposto?
      • Qual o risco de não pagar a DARF?
    • O que é GCAP?
      • O que muda no GCAP com a nova lei 14.754/23?
    • A Declare Cripto informa algo para a Receita Federal?
    • O que é criptoativo?
    • O que é Exchange de criptoativo?
    • O que é a DECRIPTO da Receita Federal Brasileira?
    • Dúvidas Frequentes
      • Permuta entre criptoativos é fator gerador de tributação?
      • Posso guardar criptos de outra pessoa na minha wallet?
      • Como são calculadas operações em Futuros?
      • É proibido brasileiros fazerem operações de FUTUROS/DERIVATIVOS?
      • Dúvidas sobre o pagamento de DARF de ganho de capital
        • Como pagar uma DARF sem código de barras?
        • Consigo ver as DARFs que já paguei no site da Receita?
        • Se paguei uma DARF em excesso ou duplicada, como recuperar esses valores?
      • Como baixar a DARF de multa por atraso no envio da IN1888?
      • Swaps são tributados?
      • Doação de cripto, é tributada?
      • Empréstimo na blockchain, é tributado?
      • O que acontece se eu não cadastrar uma chave pública na plataforma?
    • Dúvidas sobre a nova lei para Criptoativos: "Nacional x Internacional"
      • A nova lei IN2180/2024 vale a partir de quando?
      • O que muda na DARF com a nova lei 14.754/23?
      • O que muda no GCAP com a nova lei 14.754/23?
      • O que muda na ficha de bens e direitos para IRPF anual?
      • Autocustódia nas Wallets são consideradas domicílio Fiscal Brasil?
  • Tutoriais da Plataforma Declare Cripto
    • Preciso de habilidades técnicas avançadas ou suporte especializado para utilizar a plataforma?
    • Como coloco meus dados na plataforma?
      • Onde devo fazer o upload dos meus dados?
      • Em que formato precisam estar meus dados?
    • Como faço o cadastro na plataforma?
      • Cadastre-se
    • Como cadastro a procuração específica para envio da IN1888/19 no portal e-CAC? (Contador Cripto)
    • Dúvidas frequentes: Cálculo
  • Tutoriais sobre extração de dados e criptomoedas
    • Onboarding - Primeiros passos
    • Corretoras (API + Extratos)
      • Binance
        • Como emitir meu histórico de transações na Binance?
        • Como criar uma Chave API na Binance?
      • Mercado Bitcoin
        • Como emitir meu histórico de transações na Mercado Bitcoin?
      • Kucoin
        • Como criar uma Chave de API na Kucoin?
        • Como emitir meu histórico de transações na Kucoin?
      • Bybit
        • Como emitir meu histórico de transações na ByBit
      • Gate.io
        • Como criar uma chave API na Gate.io
        • Como emitir meu histórico de transações na Gate.io?
      • OKX (OKEX)
        • Como criar uma chave API na OKX
        • Como emitir meu histórico de transações na OKX (OKEX)
        • Como registrar minhas transações na OKX Wallet (Web3 wallet)?
      • Bitso
        • Como emitir meu histórico de transações na Bitso?
      • Novadax
        • Como criar uma chave API na Novadax?
        • Como emitir o meu histórico de transações na Novadax?
      • MexC Global
        • Trade - Como emitir meu histórico de transações na MexC? (Histórico de Negociação)
        • Fundos - Como emitir meu histórico de transações na MexC? (Depósito, Saque e Outros)
      • BingX
        • Como criar uma chave API na BingX
        • Como emitir meu histórico de transações na BingX
      • Coinbase
        • Como criar uma chave API na Coinbase
        • Como emitir meu histórico de transações na Coinbase
      • Kraken
        • Como criar uma chave API na Kraken?
        • Como emitir meu histórico de transações na Kraken?
      • CoinEX
        • Como criar uma chave API na Coinex?
        • Como emitir meu histórico de transações na Coinex?
      • Crypto.com
        • Como criar uma chave API na Crypto.com? (Exchange)
        • Como emitir meus históricos de transações na Crypto.com? (App)
      • FoxBit
        • Como emitir meu histórico de transações na FoxBit?
      • Poloniex
        • Como emitir meu histórico de transações na Poloniex?
        • Como criar uma Chave API na Poloniex?
      • Huobi - HTX
        • Como emitir meu histórico de transações na Huobi?
        • Como criar uma Chave API na Huobi?
      • Bitget
        • Como emitir meus históricos de transação na Bitget?
        • Como criar uma Chave API na Bitget?
      • Coinext
        • Como emitir meu histórico de transações na Coinext?
      • Bitmart
        • Como criar uma Chave API na Bitmart?
        • Como emitir meu histórico de transações na Bitmart?
      • Deribit
        • Como criar uma Chave API na Deribit?
      • Bitpreço ou Bitybank
        • Como emitir meu histórico de transações na Bitpreço (Bitybank)?
      • MYNT by BTG Pactual
        • Como emitir meu histórico de transações na MYNT?
    • Carteiras / Redes Blockchain
      • Metamask
        • Como obter meu endereço da carteira Metamask
      • Exodus
        • Como obter meu endereço da carteira Exodus?
      • Trust Wallet
        • Como obter meu endereço da carteira Trust Wallet?
      • Ledger
        • Como obter a chave pública (xpub) da minha Ledger?
      • Trezor
        • Como obter a chave pública (xpub) da minha Trezor?
      • Safepal
        • Como obter a chave pública da minha Safepal?
      • Xverse
      • Onekey
      • Daedalus
        • Como obter minha chave pública da carteira Daedalus?
      • Yoroi (Cardano)
        • Como obter minha chave pública da carteira Yoroi (Cardano)
      • Blue Wallet
        • Como obter a chave pública (xpub) da minha Blue Wallet?
      • Blockchain.com Wallet
      • Phantom Wallet
    • Informações Gerais
      • O que é API?
        • A Declare Cripto acessa minha conta através da API?
      • O que preciso enviar das minhas Carteiras ou Hardwallets?
    • Tutorial tela de inserção manual de transações (BETA)
    • Resultados: Entendendo o Painel de Declaração
  • Informações para Contadores
    • Como é feita a apuração de ganho de capital?
    • Qual o método de cálculo de preço de aquisição?
    • A Declare Cripto é uma concorrente minha?
    • A Declare Cripto consegue fornecer os Relatórios para o meu cliente?
    • O que é o Certificado Digital?
    • Para que preciso do Certificado Digital?
    • Como enviar a IN1888 através do portal e-CAC? (Arquivo de dados)
    • Como declarar o ganho de capital (GCAP) Nacional no IRPF?
    • Como declarar o ganho de capital Internacional (Exterior) no IRPF?
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  • O primeiro passo: Cadastrando suas informações em nossa plataforma
  • Dados Recorrentes
  • Credencial Inválida ou Expirada
  • Prazo para a primeira entrega
  • Dúvidas Frequêntes
  1. Tutoriais sobre extração de dados e criptomoedas

Onboarding - Primeiros passos

Primeiros passos na plataforma Declare Cripto!

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Last updated 5 months ago

Declarar criptomoedas nunca foi tão fácil! A declaração de criptomoedas no Imposto de Renda pode ser um processo demorado e complexo na maioria dos casos... Por isso somos a plataforma que processa informações, calcula e prepara documentação para que você fique em dia com as suas obrigações fiscais!

Links importantes! - Criação da conta: - Login na plataforma: - Recuperação de senha:

O primeiro passo: Cadastrando suas informações em nossa plataforma

Acessando a aba "Minhas Carteiras" você pode cadastrar 2 tipos de informações:

  • CORRETORAS:

    • Em corretoras, você deve selecionar a corretora que você possui, e enviar as informações desde a abertura da conta da corretora. Para garantirmos nossa alta assertividade nos cálculos precisamos dos dados desde a abertura da conta.

    • Para as corretoras, é necessário cadastrar a chave API fiscal, além de enviar os extratos de operações desde a abertura da conta.

    • Verifique na plataforma Declare Cripto qual o método "Obrigatório" de integração com a sua corretora. Os dados obrigatórios são absolutamente necessários para o processo de cálculo.

    • Consulte nossos tutoriais para CORRETORAS em:

      • Corretoras (API + Extratos)

  • REDES BLOCKCHAIN:

    • Para as redes blockchain, o cadastro não é feito por carteira, mas sim por rede blockchain.

    • Cada rede possui um chave pública única em sua carteira, é o seu endereço na blockchain, e com essa informações conseguimos visualizar suas transações, e processarmos automaticamente.

    • Em alguns casos, o endereço da rede é o mesmo para múltiplas redes blockchain, por exemplo Ethereum, Polygon e Arbitrum. Nesses casos, ainda é necessário cadastrar cada uma das redes em que esse mesmo endereço possui transações.

    • A maioria das HARDWALLETS possuem múltiplas chaves públicas para a rede BTC - Bitcoin, mas nesses casos possuem uma XPUB (Extended Public Key) que representa todos esses endereços que a carteira cria.

      • Nesses casos, você pode cadastrar apenas a XPUB, pois dessa forma todos os endereços já criados mais os que a carteira ainda vai criar, já serão computados pelo nosso sistema!

      • Além da rede BTC - Bitcoin, outras redes podem ter uma XPUB como Litecoin, Bitcoincash, Dogecoin, Dash e BSV nas Hardwallets e ADA na Yoroi.

    • Consulte nossos tutoriais para REDES BLOCKCHAIN em:

      • Carteiras / Redes Blockchain

Dados Recorrentes

Nosso processamento de dados é feito mês a mês, para que nossos clientes sempre fiquem em dia com suas obrigações fiscais mensais.

Para isso, pedimos que mensalmente nossos clientes atualizem os extratos das corretoras que utilizam até o dia 20 de cada mês, para garantirmos a entrega dos documentos em tempo hábil até o final do mês.

  • Acesse todo início de mês a aba “Minhas Carteiras” para verificar suas pendências.

  • Para as corretoras com os extratos OBRIGATÓRIOS, além dos dados completos nesse primeiro momento, você deve enviar até o dia 20 de cada mês, os extratos com as operações realizadas no mês anterior, para apuração e entrega dos resultados mensais.

Credencial Inválida ou Expirada

  • INVÁLIDA: Quando você cadastra uma credencial inválida na plataforma, seja API de corretora ou chave pública de rede blockchain, nosso sistema vai tentar processar semanalmente, caso não sejam encontrados dados de transações, a credencial será marcada como INVÁLIDA.

    • Para eliminar a pendências, verifique se você cadastrou a informação correta, se não, envie a credencial correta novamente no lugar da INVÁLIDA.

      • Caso a credencial esteja correta, entre em contato com nossa equipe de suporte para analisarmos o ocorrido.

  • EXPIRADA: Algumas corretoras possuem data de expiração para suas chaves API. Nesses casos, quando os dados da API forem carregados na plataforma no início do mês, a sua chave uma vez ativa não finalizou a conexão para trazer os históricos de transações, então a credencial é marcada como EXPIRADA.

    • Para eliminar a pendências, cadastre uma nova chave API atualizada no lugar da credencial EXPIRADA.

      • Caso a credencial esteja ativa, entre em contato com nossa equipe de suporte para analisarmos o ocorrido.

Prazo para a primeira entrega

Temos um prazo inicial para finalizarmos a apuração dos seus primeiros cálculos, uma vez que o processamento do histórico completo leva mais tempo do que os dados recorrentes, que são entregues sempre dentro do mesmo mês.

Após a revisão por parte da nossa equipe contábil, a entrega dos documentos é feita por e-mail, e junto com o disparo do e-mail, os resultados são disponibilizados em nossa plataforma para visualização e download, na aba "Painel de Declaração".

  • Starter - Prazo de 15 a 60 dias.

    • Cliente que utiliza apenas FOXBIT, BINANCE, MB - MERCADO BITCOIN, BYBIT, GATE.IO, LITECOIN (LTC), BITCOIN (BTC), NOVADAX e BITSO.

    • Possui até 24.000 transações anuais

  • Advanced - Prazo de 20 a 90 dias.

    • Clientes que utilizam as corretoras e redes do Starter + carteiras adicionais do Advanced

    • Possui até 120.000 transações anuais

  • Advanced II - Prazo de 30 a 90 dias.

    • Clientes que utilizam as corretoras e redes do Starter + carteiras adicionais do Advanced

    • Possui até 240.000 transações anuais

Dúvidas Frequêntes

Temos diversos tópicos em nossa FAQ para responder suas dúvidas, basta digitar o comando Ctrl + K, ou clicar em "Search" no canto superior direito da página e pesquisar por palavra chave!

Caso sua dúvida não esteja na FAQ, não hesite em entrar em contato com nossa equipe de suporte para respondermos o mais rápido possível. A sua dúvida também pode ser a de muitos outros usuários!

Agradecemos pela confiança e preferência! Qualquer dúvida, ficamos à disposição!

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