Por que a Declare Cripto não utiliza API de algumas exchanges?
A Declare Cripto integra mais de 150 corretoras por API, arquivos ou ambos. Porém, algumas exchanges não oferecem APIs completas, confiáveis ou compatíveis com as exigências da Receita Federal, especialmente quanto à identificação das datas, custos, transferências internas, tipos de operação, quantidades e saldos em moeda (R$ ou USD). Nos casos de corretoras como Foxbit, Gate.io, Binance e MEXC Global, os principais motivos para não utilizarmos exclusivamente a API incluem:
APIs instáveis ou com registros incompletos (não trazem todas as operações ou falham em datas e tipos);
Ausência de informações essenciais como custo médio, taxas, transferências internas, país de custódia, entre outros;
Falta de histórico retroativo — muitas APIs só disponibilizam os últimos 30 a 90 dias;
Limitações técnicas das exchanges que impedem acesso completo ou seguro aos dados do usuário;
Esses motivos podem trazer erros no processamento e risco de inconsistência fiscal — para atender à legislação (IN RFB nº 1.888/2019, IN 2.180/2024, Lei 14.754/2023 e outras), é essencial utilizar dados completos e auditáveis. Por isso, preferimos trabalhar com o extrato oficial exportado pela própria corretora, que contém informações completas, históricas e compatíveis com os relatórios exigidos no Brasil.
IMPORTANTE: Estamos sempre em contato com as exchanges para expandir nossas integrações com segurança e confiabilidade, contudo, necessitamos também de esforço por parte delas. Enquanto isso, recomendamos aos nossos clientes que, de acordo com as orientações do nosso time de onboarding, gerem os extratos mensais diretamente na plataforma da exchange para garantir a fidelidade dos cálculos.
Last updated