Search
K
Comment on page

Como visualizo e faço o download dos meus resultados?

Ao entrar na seção "Painel de Declaração" da nossa plataforma, você encontrará algumas tabelas contendo os resultados calculados a partir dos dados enviados na mesma.
A tabela que contém as informações mais importantes é a de Resumo por Período, onde você pode avaliar, mês a mês, o valor total das suas operações e de suas alienações, se há imposto a pagar e quanto é o valor deste imposto no mês em questão, além de poder baixar os arquivos da sua IN1888, GCAP e as suas DARFs para pagamento do imposto.
Quando os botões de download aparecerem em cinza, significa que você não precisará utilizar aquele arquivo no mês em questão (não foi gerado imposto, ou você não precisará declarar sua IN1888, por exemplo).
Caso queira baixar os arquivos da sua IN1888, basta clicar no botão "Baixar" da coluna de IN1888 do mês que você deseja declarar.
O mesmo serve para os arquivos do seu GCAP. Você irá perceber que, na maioria das situações, terá duas opções de download do GCAP. Recomendamos que você utilize a visão simples, onde todas as transações e moedas negociadas no mês em questão são somadas e digitadas apenas uma vez no programa do IRPF da Receita Federal.
A visão resumida mostra a soma de todas as transações realizadas no mês em questão, porém separando as mesmas por cada moeda negociada, o que pode resultar em diversas digitações de GCAP em um mesmo mês.
Caso você tenha alguma DARF habilitada para download, recomendamos que você baixe a mesma e realize o pagamento o mais rápido possível, a fim de evitar possíveis multas e juros por atraso.
No Painel de Declaração, também temos a tabela referente a Ficha de Bens e Direitos, onde estão disponíveis para download as informações que você ou seu contador devem anexar na sua Ficha de Bens e Direitos do IRPF, contendo as posições em criptoativos que você tinha em suas carteiras ou exchanges no último dia de cada ano fiscal (31/12).
Você pode exportar a tabela para Excel utilizando o botão presente abaixo da mesma.
A tabela tem dois formatos: Obrigatórias e Facultativas. O formato obrigatório contém os dados que você deve informar obrigatoriamente no seu IRPF, que são as posições com valor maior do que R$5.000,00.
O formato Facultativo contém posições menores que R$5.000,00, logo, fica a seu critério realizar a declaração dessas posições em seu IRPF.